domingo, 3 de fevereiro de 2013

7 Dicas para "Antes da Viagem"



Dicas Básicas de viagem:

1) Liberar o cartão para uso no exterior, mesmo que ele já seja internacional. Avise seu gerente sobre o tempo de permanência no exterior, caso contrário o cartão pode bloquear ao pagar uma conta, e vai te dar muita dor de cabeça ter que fazer o desbloqueio no exterior.

2) Fazer um seguro saúde-viagem. O site da TAM oferece um seguro no momento em que você está comprando a passagem para o exterior, mas atenção: para você que já tem plano de saúde, pode ser que o seu contemple esse benefício (isso é pouco divulgado). Aviso: em alguns casos é preciso avisar ao plano de saúde ou seguro-saúde antes de recorrer ao hospital. Ex: Minha irmã passou mal e precisou usar a emergência em Nova Iorque. Como ela não avisou ao seguro-saúde antes de ir para o hospital, teve que pagar particular (mais de mil dólares) e ao chegar no Brasil entrou com pedido de reembolso. Por isso é bom conferir como funciona direitinho!

3) Levar medicamentos que você esteja acostumado a tomar como anti-térmicos/dor de cabeça, anti-bióticos, anti-alérgicos, anti-gripais, anti-inflamatórios, remédios para a digestão (muito importante, pois você vai experimentar comida com a qual não está acostumado), termômetro, pastilhas para garganta, etc...você não pode contar com o improviso! Muitos medicamentos você não vai conseguir comprar sem a receita, e os nomes dos remédios são todos diferentes.

4) Levar pelo menos dois cartões de créditos de bandeiras diferentes, pois pode ser que um deles fique bloqueado/perda/roubo. Levar o telefone de seu banco e do gerente. Ande com os números dos cartões anotados.

5) Habilitar seu celular para roaming internacional. E ainda sim deixar com sua família o telefone e endereço do local onde se hospedará, para o caso de seu cel não funcionar e algum familiar precisar entrar em contato com urgência.

6) Procurar aprender pelo menos o básico sobre as leis locais. Por exemplo, em NY começou a valer a lei que proíbe o fumo em toda a Times Square, parques (incluindo o Central Park) e praias. Você pode ser multado, ou até pior. Outro exemplo: Em NY você deve dar gorjeta em táxis e nos restaurantes, não vem incluso no serviço, a gorjeta é sempre esperada nestes casos, variando de 10 a 20% em média. Por outro lado, dar gorjeta no Japão é considerada uma ofensa!!

7) Pegue todos os seus documentos, cartão de crédito, passaporte, escaneie tudo e envie para um email tipo Gmail, Yahoo, Hotmail. Dessa forma, se você perder tudo no meio da viagem, as cópias escaneadas podem ser acessadas de qualquer computador. Coloque também neste email as informações do Consulado Geral do Brasil. Além disso, tire fotocópia de todos os documentos e deixe guardado no hotel!

Anote o endereço do Consulado Geral do Brasil em Nova Iorque:  

1185 Avenue of the Americas, 21st floor
New York, NY 10036-2601
Fone (917) 777-7777
cg.novayork@itamaraty.gov.br


Tenha uma boa viagem!!

Nenhum comentário: