sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Starbucks = básico

Na verdade essa deveria ter sido uma das primeiras postagens do blog, porque é muuuito básica. E não só para quem vai à NY pela primeira vez, mas sim para quem nunca foi aos EUA, e fará a sua "estréia".

A Starbucks Coffee Company é a maior rede de cafeterias do mundo. Você, com toda certeza, já viu em váaarios filmes ou em fotos de celebridades andando nas ruas segurando o seu copo de starbuck. São mais de 15 mil lojas pelo mundo.




A primeira loja abriu suas portas em Seattle, Washington, em 1.971, com a filosofia de vender café "premium" de diversas origens do mundo.

O nome foi inspirado no personagem Starbuck, do romance Moby Dick. E seu logotipo é de uma sereia com duas caldas, em uma referência aos mares da região.


Além de café expresso e chás, a rede oferece uma enorme variedade de bebidas quentes ou frias (os Frappuccinos, grande sucesso no verão), baseadas ou não no café expresso, além de comidas deliciosas como bolos, croissants, muffins (o de blueberry, da foto abaixo, era meu café da manhã de todo santo dia!), cupcakes, cookies e etc.. Cada loja conta com pelo menos 2 baristas.



A Starbucks é daquele tipo AME ou ODEIE, principalmente para brasileiros. Somos acostumados com o café preto, concentrado. E lá as bebidas são vendidas em copos grandes, sendo o café feito mais ralo que o modo brasileiro de preparo, adicionadas com leite e xaropes de sabores como caramelo, chocolate ou baunilha. Até o expresso deles é caramelizado.




Ela foi criada com o conceito de um terceiro lugar para se passar o tempo, após a casa e o trabalho, com sofás, tomadas elétricas para laptop e internet wi fi gratuita. O pedido é solicitado e retirado no balcão da loja, e cada copo vem com o nome da pessoa escrito, para que não haja confusão. Isso se eles conseguirem entender o seu nome, hehe... Segue foto do copo do Guilherme:




Agora uma dica importatíssima!!! O starbucks é um dos únicos lugares de NY que oferece banheiro, sem fiscalizar se você está consumindo ou não algum produto deles. Então, se estiver passeando por lá e surgir aquela necessidade fisiológica -> corre para um starbuck presente em cada esquina da cidade.

Mas quem não estiver com passagem comprada para a terra do Tio Sam, já pode experimentar por aqui mesmo. A Starbucks desembarcou no Brasil em 2006, e possui 33 lojas no país (São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Niterói). Dica: o meu preferido é o Caramel Macchiato (leite vaporizado com espresso e essência de baunilha, coberto com uma distinta calda de caramelo).

Há até um livro contando a histótia da marca: Dedique-se de coração: Como a Starbucks se tornou uma grande empresa de xícara em xícara (Pour Your Heart Into It: How Starbucks Built a Company One Cup at a Time), de Howard Schultz (presidente da empresa).

E nas lojas há sempre uma prateleira com produtos da marca para serem comprados, como canecas térmicas ou de cerâmica, prensas francesas e cafés em grãos.

Nenhum comentário: