terça-feira, 22 de março de 2011

Como pegar metrô em Nova Iorque

Pessoal, não é querer me gabar e dizer que sou o maior especialista em metrô de Nova Iorque. O título dessa postagem é assim porque o negócio é muito simples, ao contrário do que alguns dizem. No início, quando você olha o mapa com as linhas que percorrem Manhattan, parece mais um diagrama elétrico de escavadeira caterpillar, hehe. Mas depois que você aprende, é que nem andar de bicicleta, não esquece nunca mais.


O horário de funcionamento é 24 horas, porém há algumas exceções, não conheço esses detalhes. É seguro, prático, faz parte da cultura nova-iorquina e altamente recomendável para quem quer desbravar vários pontos da cidade num só dia, faz toda a diferença. 

Na hora de comprar o ticket, você tem a opção de ser atendido pelo guichê (nem todas as estações possuem guichê, fique atento) ou senão pela máquina que vende o cartão METROCARD (aceita dinheiro e cartão de crédito). Caso você escolha a opção "Unlimited Rides", são 4 opções: diário, semanal, 14 dias e mensal. Isso lhe dá direito a passagens ilimitadas no período que você escolheu, porém só poderá passar o cartão na catraca 1 vez a cada 18 minutos. Caso compre um número de passagens limitado, pode passar o cartão a vontade até acabar o crédito. 

A grande vantagem do metrô é que ele atravessa Manhattan no sentido Norte-Sul de forma bastante eficiente. Já no sentido Leste-Oeste, não achei tão vantajoso, depende muito de onde você se encontra, o que fazia com que eu optasse pelo táxi ou ia a pé mesmo, dependendo da distância.


As linhas do metrô possuem dois sentidos, UPTOWN e DOWNTOWN. Tomando como exemplo a Times Square como ponto de partida, no sentido uptown você segue em direção ao Central Park, ao Museu de História Natural, Harlem, etc. No sentido downtown você vai em direção ao Distrito Financeiro, Soho, Little Italy, Chinatown.


No caso da foto acima, entrei na estação de metrô que fica perto do prédio Dakota, onde John Lennon morou e foi assassinado, na rua 72 com a avenida Central Park West. Eu queria descer para a rua 23, então precisava pegar o metrô no sentido downtown. Você pode ver que no piso em que me encontrava os metrôs passavam no sentido uptown, tinha esse aviso indicando que pra pegar o metrô "downtown" tinha que descer as escadas.

Observe que nessa estação tem somente duas letras => B e C. 
O B está associado à cor LARANJA, e o C pertence à cor AZUL.



A legenda acima quer dizer basicamente o seguinte: ponto preto: metrô LOCAL. Ponto branco: todos os metrôs param, tanto o LOCAL quanto o EXPRESS. Mas o que significa isso?

LOCAL: é quando você pega o metrô pinga-pinga, que faz várias paradas curtas
EXPRESS: é o metrô que percorre maiores distâncias, parando somente nos pontos brancos.
O que diferencia o LOCAL do EXPRESS é a letra, continue lendo...



Cores: Dependendo de cada cor, você acompanha um trajeto específico. Então, continuando o nosso exemplo, para ir da rua 72 com Central Park West em direção a rua 23 com Sexta Avenida, temos que pegar o metrô da cor LARANJA, no sentido DOWNTOWN e do tipo LOCAL.

Mas como pegar o metrô LOCAL? E as letras? Nesse caso, perceba que na estação em que me encontro só posso pegar o metrô LARANJA "B". Mas a estação da rua 23 só tem as letras F e M. Ou seja, na 3a parada (47-50 Sts) vou ter que trocar de metrô, saio do B (EXPRESS) e vou para o F (LOCAL). Se eu não fizer isso, quando chegar na 5a parada (34 St), daí ele passa direto e só para na próxima que tiver o B, ou seja, lá embaixo na "W 4 St".

Acompanhe pela imagem acima:
Início        => 72 St (B,C)
1a parada => 59 St  (A,B,C,D)
2a parada => 7 Av (B,D,E)
3a parada => 47-50 Sts (B,D,F,M)
4a parada => 42 St (B,D,F,M)
5a parada => 34 St (B,D,F,M,N,Q,R)
6a parada => 23 St (F,M)

Em cada parada o maquinista avisa no microfone o nome da estação e tem vários letreiros indicando o nome, dá pra ir acompanhando tranquilo... 

A pergunta que não quer calar...mas o que você tanto queria fazer na rua 23 !? Fui na Best Buy, uma loja de eletrônicos muito boa, das que eu conheço em NY essa é a melhor...além disso, se você for em direção à 5a avenida, na rua 23 mesmo, vai dar de cara com o Madison Square Park, com o toalete futurista e com o Shake Shack (veja postagem anterior), bom almoço!


 O mapa completo das linhas de metrô, em alta definição (formato PDF) você consegue aqui

5 comentários:

Anônimo disse...

Não entendi uma coisa; Se vc pegou o trem B na 72 e estava com um ponto preto, significa que ele é um metrô local, não? por isso sem necessidade de trocas? Portanto, deveria parar na 23, e pq não parou? vc entendeu meu raciocínio?
Dessa forma fica dificil mesmo entender esse metro, qual o local, qual que nao é.

Rafa disse...

huhu mesma dúvida... se vc subiu em um metro local, como ele vira expresso depois? uahua? Dá uma força ae... Abç.

Guilherme Leone disse...

Amigos, vejam que a idéia é simples. Em resumo, basta seguir a letra. Se na estação 23 só tem as letras F e M, você tem que sair do B e trocar de trem antes da 23, podendo escolher qualquer uma dessas letras F e M. Não se preocupem com LOCAL e EXPRESSO. Além disso, preste atenção nos sentidos DOWNTOWN e UPTOWN. Abs!

Rodrigo Siqueira disse...

Guillherme,
Excelente postagem. Essa foi a primeira postagem de tantas que li que deu para
entender o procedimento do metrô de NY ???

Só para ver se entendi. Ao inves de ter descido na 3º parada você poderia ter descido na 5º parada para pegar algum metrô com as letras F ou M ??? Estou certo ou errado ????

E mais uma vez ratifica para gente o que significa o ponto branco e o ponto preto . PONTO BRANCO: Parada Local , ou seja tanto metrô local como expresso param nessa parada. PONTO PRETO: Para Expressa, só os trens expressos para nessa parada.

Guilherme Leone disse...

Rodrigo, você está correto, poderia ter trocado de trem na 5a parada (34st), pegando os metrôs com a letra F ou M. Está correto. Com relação aos pontos, está trocado, na verdade o ponto preto = local. Ponto branco = todos os trens param. Um abraço!